Miméticos

Um blog sobre René Girard e a teoria mimética

Escola de Inverno René Girard

26 de julho a 1 de agosto de 2015

Hotel Ateliê Molinaro

Petrópolis, Rio de Janeiro

A Escola de Inverno René Girard dirige-se principalmente a alunos de pós-graduação que trabalhem ou desejem trabalhar dentro de um arcabouço girardiano. Serão sete dias e seis noites, com pensão completa, na serra de Petrópolis, discutindo intensamente aspectos diversos da teoria mimética com os professores João Cezar de Castro Rocha, James Alison e Jean-Pierre Dupuy. Todo o evento será em português.

Candidaturas

Os alunos interessados são convidados a apresentar suas candidaturas, enviando-as ao endereço blogmimeticos@gmail.com. As vagas são limitadas. A candidatura deve consistir de link para o CV Lattes (ou, apenas no caso de um candidato estrangeiro sem CV Lattes, um breve currículo acadêmico) e de um breve texto de no máximo 20 linhas explicando como a obra de René Girard se relaciona com sua pesquisa.

Os candidatos aprovados serão convidados a fazer uma apresentação breve de sua pesquisa durante a Escola, num período designado especialmente para esse propósito.

Prazos

O prazo para envio da candidatura é 31 de maio. Os selecionados serão comunicados por email até o dia 15 de junho.

Custos

O candidato selecionado deverá pagar o valor simbólico de R$275.

Apoios

A Fundação Imitatio está disposta a oferecer ajuda financeira a candidatos aprovados que venham de longe do Rio de Janeiro.

Sobre os professores

João Cezar de Castro Rocha

Professor de Literatura Comparada da UERJ. Autor, com René Girard e Pierpaolo Antonello, de Evolução e Conversão (cuja versão francesa, Les Origines de la culture, venceu o Prix Aujourd’hui em 2003). Autor de diversos livros, sendo os últimos Machado de Assis: Por uma Poética da Emulação (Rio de Janeiro: Record, 2014), Culturas Shakespearianas? Teoria Mimética y América Latina (Cátedra Eusebio Francisco Kino. Guadalajara: ITESO/Universidad Iberoamericana, 2014; a tradução brasileira será publicada pela É Realizações) e Cultures latino-américaines et poétique de l’emulation: Littérature des faubourgs du monde? (Paris: Editions Petra, 2015). Coordenador da Biblioteca René Girard da É Realizações.

Jean-Pierre Dupuy

Professor da Ecole Polytéchnique de Paris e da Universidade Stanford. Conviveu com Ivan Illitch. Em 1976, publicou, com Paul Dumouchel, L’Enfer des Choses (Paris: Seuil), uma das primeiras obras de pesquisa a partir de um arcabouço girardiano. É autor de inúmeros livros, indo das ciências cognitivas à ciência política e destacando-se por sua crítica smithiana da sociedade capitalista. Já esteve no Brasil mais de 60 vezes. Dentro da Biblioteca René Girard, a É Realizações publicou, de sua autoria, O Tempo das Catástrofes (2011), em que apresenta sua perspectiva do “catastrofismo esclarecido”.

James Alison

Padre católico, teólogo formado em Oxford e com doutorado na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, responsável pelo comitê educacional da Fundação Imitatio. Destaca-se por sua aplicação teológica do pensamento de René Girard, como também por seu trabalho junto à comunidade LGBT. Autor de diversos livros, como Knowing Jesus (Londres: SPCK, 1993 e 1998), Living in the End Times: The Last Things Re-Imagined (Londres: SPCK, 1997) e, no Brasil, Fé Além do Ressentimento: Fragmentos Católicos em Voz Gay (2010) e O Pecado Original à Luz da Ressurreição: A Alegria de Saber-se Equivocado (2011), ambos publicados pela É Realizações.

2 Comments

  1. Robson Braga Marques

    30 de abril de 2015 at 09:46

    Que ótima notícia! Tenho muito interesse nesse evento, será uma oportunidade e tanto para se inteirar sobre o que se tem pesquisado sobre a teoria mimética.

    Queria saber se é possível participar como um simples espectador, não sou propriamente um pesquisador, não estou dentro do mundo acadêmico, mas me interesso muito pela teoria mimética. Se for possível participar informalmente, apenas presenciando e ouvindo as discussões eu ficaria muito feliz.

    Inclusive, soube que em 2011 houve um seminário aqui no Brasil, na editora É, em comemoração dos 50 anos da teoria mimética, mas nunca achei nenhum vídeo do evento, será que a editora É não pode disponibilizar esses vídeos?

    • Pedro Sette-Câmara

      30 de abril de 2015 at 14:24

      Caro Robson, o evento é voltado primariamente para pesquisadores, mas nada impede que você apresente uma candidatura. Sobre os vídeos do seminário, podemos falar com a editora.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2019 Miméticos

Theme by Anders NorenUp ↑