Miméticos

Um blog sobre René Girard e a teoria mimética

O linchamento do Guarujá

Hoje teremos um post breve, porque a estrela é o trabalho de Letícia de Souza Furtado e Wilson Franck Junior. sobre um acontecimento terrível: o linchamento do Guarujá. Basta que o leitor coloque essas palavras no Google para ter acesso a um material bastante explícito, que mostra como um linchamento popular, com atos de violência particularmente bárbaros, pode acontecer na sociedade moderna.

O trabalho de Souza Furtado e Franck Junior. começa por uma exposição resumida do mecanismo do bode expiatório e em seguida passa à narração do linchamento, pontuando seu esquematismo. Um artigo fascinante, mas que também demanda estômago. Abaixo, outra vez o link para o texto, e seu resumo:

O linchamento do Guarujá e a violência mimética de René Girard

Letícia de Souza Furtado e Wilson Franck Junior.

Os autores estudam um caso de linchamento ocorrido na cidade de Guarujá. Formulam sua hipótese a partir da teoria mimética de René Girard, demonstrando, no caso concreto, a presença de sinais vitimários que tornam um indivíduo suscetível a ser tomado como bode expiatório de uma comunidade em crise. Problematizam sobre a questão da mentalidade persecutória, justiça comunitária e sistema judiciário.

1 Comment

  1. Os estudiosos do Direito, sobretudo os criminalistas, têm muito a ganhar com a Teoria Mimética. Parabéns pela análise minuciosa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2019 Miméticos

Theme by Anders NorenUp ↑