Miméticos

Um blog sobre René Girard e a teoria mimética

Chamada de artigos da revista Xiphias Gladius

Apresentamos hoje ao leitor brasileiro a associação e a revista espanholas Xiphias Gladius, de inspiração girardiana, bem como seu blog associado.

O primeiro número da revista traz artigos de Jean-Pierre Dupuy e Stéphane Vinolo, ambos publicados pela Biblioteca René Girard.

Os estudiosos brasileiros de René Girard podem interessar-se pela oportunidade de publicar um artigo na revista, que no entanto não tem o português entre seus idiomas oficiais. É preciso enviar o artigo em inglês, em espanhol ou em francês. Reproduzimos abaixo uma tradução da chamada para o próximo número.

Chamada de artigos da revista Xiphias Gladius

Inicia-se o período de envio de trabalhos [em inglês, espanhol e francês] para o número 2 da Revista XG de Estudios Interdiciplinares, que pretende oferecer a possibilidade de aplicar a Teoria Mimética de forma interdisciplinar a âmbitos distintos da realidade humana, os quais hoje estão estão em crise: a educação, a política, a história, a economia, a ética e o valor das humanidades na sociedade moderna. Trata-se de uma crise não apenas econômica ou política, como analisamos no número anterior, mas de uma crise do conjunto das ciências humanas. O que podem oferecer à ciência e ao conhecimento ciências humanas cada vez menos ensinadas, distantes do pragmatismo do útil? Que tipo de verdade encerra-se nas ditas ciências humanas e que saída pode nos oferecer essa verdade? Qualquer que seja, parece que estamos fadados ao escuso negócio de perdoar ou esquecer, estando já esgotados os mecanismos sacrificiais (religioso e econômico).

Serão aceitos trabalhos originais em qualquer um dos temas assinalados (educação, política, economia, história, ética, antropologia, literatura e ciências humanas em geral) que pretendam avaliar o alcance da crise em que estamos imersos, usando como principal ferramenta de análise a Teoria Mimética, buscando assim mesmo oferecer respostas à crise do humano corporificado nas ciências que de uma ou de outra maneira abordam a pergunta do humano, e para as quais nada que é humano é alheio.

As normas de estilo e as instruções para o envio à revista podem ser baixadas neste link. Para qualquer dúvida ou informação adicional, deve-se escrever para revistaxg@gmail.com.

1 Comment

  1. Queridos amigos de Brasil: en primer lugar, gracias por la difusión. Simplemente una aclaración que os puede resultar útil: tal y como aparece en la hoja de estilo de la revista, “XG acepta … propuestas en otras lenguas diferentes a las ya mencionadas serán estudiadas por el editor de la revista”. De hecho en el número 1 de la revista, dedicado a la política y la teoría mimética, publicamos un trabajo en portugués debido a Marció Meruje.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2019 Miméticos

Theme by Anders NorenUp ↑