Miméticos

Um blog sobre René Girard e a teoria mimética

Repercussões do falecimento de Girard

***Este post pode ser atualizado ao longo do dia.***

Um dia após o falecimento de René Girard, propagam-se pela web textos em sua memória — e, cá no Brasil, já começamos a preparar algo.

Por ora, temos algumas indicações ao leitor.

Em inglês

Um pequeno obituário pode ser encontrado na homepage do Australian Girard Seminar, e, a partir dali, pode-se ler o texto “The ‘Darwin of Human Sciences’: René Girard, a Theologial Perspective”, de Scott Cowdell.

Destacamos também o texto do site Patheos.

A rádio canadense CBC chama a atenção para The Scapegoat seu áudio-documentário, com entrevistas em inglês com Girard, sobre o bode expiatório.

.

Em francês

A Academia Francesa publicou uma nota. O editor do suplemento literário do Le Monde publicou um artigo; o Nouvel Observateur republicou uma longa entrevista de 2004; o Figaro, por sua vez, republicou o artigo de Girard sobre o filme A Paixão do Cristo, de Mel Gibson.

O jornal Causeur apresenta uma homenagem a Girard, enfatizando desde o começo que seu pensamento está sujeito a mal-entendidos.

A Revue des Deux Mondes republica um texto em que Girard nos instiga definindo o totalitarismo como “perseguir um bode expiatório sabendo que se faz isso”.

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2019 Miméticos

Theme by Anders NorenUp ↑