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Formato: 14 X 21,5 cm
Número de Páginas: 256
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8033-036-6

 

 

Espertos como Serpentes

Jim Grote e John McGeeney

Neste livro, apoiado na teoria mimética do filósofo René Girard, os autores propõem três hipóteses de trabalho sobre o mercado moderno: 1) O fenômeno econômico da competição se assemelha ao fenômeno religioso da idolatria (isto é, a busca do mítico). 2) O comportamento dos mercados financeiros e da política de escritório mostra paralelos com os sacrifícios atuais. 3) Ambos os fenômenos anteriores estão relacionados com aquilo que chamamos de Complexo de Gestão. Tal como o Complexo de Édipo, o Complexo de Gestão descreve a ambivalência humana em relação à figura da autoridade.

De forma diferente das abordagens acadêmicas tradicionais, os autores acreditam que uma ética comercial atenta tem que se preocupar com problemas diários. Ou seja, como você pode interagir de maneira sagaz com outras pessoas e com as condições atuais de mercado, permanecendo fiel aos seus valores?

Seu chefe é imprevisível e intimidador? Seus subordinados dão muito trabalho e são lamurientos e ciumentos? Seus colegas estão sempre tentando fazer o seu trabalho em vez de realizar o deles? Seus clientes são caprichosos e exigentes? Você já perdeu as estribeiras? Você está num mato sem cachorro? Seus concorrentes estão roubando as suas melhores ideias antes que você consiga ganhar dinheiro com elas? Sua posição está sendo repensada, diminuída, colocada no tamanho apropriado ou terceirizada? Você está trabalhando demais e ganhando de menos? Você está se afogando na política do escritório? Se responder positivamente a qualquer uma dessas perguntas, então esse livro é interessante para você. De forma diferente das abordagens acadêmicas tradicionais, acreditamos que uma ética comercial atenta tem que se preocupar com esses problemas diários. Como você pode interagir de maneira sagaz com outras pessoas e com as condições atuais de mercado, permanecendo fiel aos seus valores?

Por causa da crise moral na sociedade de hoje, tem havido um ressurgimento do interesse no tópico da ética e virtude, particularmente na área da ética comercial. As faculdades de Administração nos Estados Unidos estão introduzindo cursos de ética comercial. Em vez de revisar a vasta bibliografia sobre esse assunto, exploramos um caminho mais prático. Em geral, as análises filosóficas sobre as questões éticas estão baseadas em noções abstratas, como utilidade, equidade e liberdade. Embora essas análises sejam importantes, elas compartilham uma deficiência. Todas presumem que o indivíduo tenha a capacidade de calcular racionalmente o seu próprio interesse. Questionamos essa suposição. A experiência demonstra que as pessoas são rotineiramente, algumas vezes passionalmente, irracionais na definição e na busca de seu “próprio interesse”. O simples fenômeno do “remorso de comprador” revela que o interesse próprio com frequência é caprichoso e fugaz.

Neste livro, apoiado na teoria mimética do filósofo René Girard, os autores propõem três hipóteses de trabalho sobre o mercado moderno:

  1. O fenômeno econômico da competição se assemelha ao fenômeno religioso da idolatria (isto é, a busca do mítico).
  2. O comportamento dos mercados financeiros e da política de escritório mostra paralelos com os sacrifícios atuais.
  3. Ambos os fenômenos anteriores estão relacionados com aquilo que chamamos de Complexo de Gestão. Tal como o Complexo de Édipo, o Complexo de Gestão descreve a ambivalência humana em relação à figura da autoridade.
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