Home
 

apresentação sobre
René Girard
livros seminário
internacional
editora É imitatio miméticos
blog
fórum
Home > Seminário Internacional > Livros

 


Formato: 16 X 23 cm
Número de Páginas: 304
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8033-032-8

 

 

Evolução e Conversão

René Girard

A presente edição em português, além de importantes acréscimos, adotou a estrutura do texto original em inglês e contém diferenças substanciais em relação à edição brasileira de 2000, Um Longo Argumento do Princípio ao Fim. O livro é uma longa série de discussões entre René Girard, Pierpaolo Antonello e João Cezar de Castro Rocha acerca do estatuto da evidência na teoria mimética, isto é, sobre a formulação de uma epistemologia adequada às preocupações girardianas.

A presente edição em português, além de importantes acréscimos, adotou a estrutura do texto original em inglês. Anotar algumas das diferenças em relação à edição de Um Longo Argumento do Princípio ao Fim ajudará o leitor a perceber a dimensão da mudança.

A edição brasileira de 2000 contava com seis capítulos e introdução. A edição de 2011 compõe-se de sete capítulos, mais apresentação e introdução, uma cronologia completa da vida e obra do pensador francês, além do prefácio de Michael Kirwan – um dos mais reconhecidos estudiosos da teoria mimética.

Porém, não se trata somente de um acréscimo quantitativo, embora ele já seja considerável, mas, sobretudo, da introdução de novos argumentos e, portanto, de contribuições à própria formulação da teoria mimética.

Em primeiro lugar, a investigação dos vínculos entre vida e obra de René Girard, recuperando o método empregado pelo pensador francês no estudo dos clássicos da literatura ocidental. Nas suas palavras: “não é com a biografia de Dostoiévski que explicaremos sua obra, mas talvez consigamos, graças à obra, tornar a biografia de Dostoiévski verdadeiramente inteligível”. Assim, por exemplo, o leitor encontrará páginas reveladoras sobre o encontro do jovem Girard com ícones da pintura moderna, como Picasso e Braque. E tudo se passa como se desde sempre a explicitação do caráter mimético do desejo fizesse parte de seu dia a dia: “A única preocupação de Picasso era que Matisse tivesse tantos quadros quanto ele em exposição, quadros esses cuja importância no conjunto da obra fosse semelhante”.

Em segundo lugar, o livro propõe um maior esclarecimento da dinâmica do mecanismo mimético, compreendido em sua totalidade. Por fim, as discussões acerca do estatuto da evidência na teoria mimética, isto é, a formulação de uma epistemologia adequada às preocupações de René Girard.

sugestões e informações É Realizações  |  editora - espaço cultural - livraria
Rua França Pinto, 498 - Vila Mariana - São Paulo/SP - CEP 04016-002 | (11) 5572-5363