Home
 

apresentação sobre
René Girard
livros seminário
internacional
editora É imitatio miméticos
blog
fórum
Home > Seminário Internacional > Resumos das apresentações

 


Michael Kirwan

 

 

“The Steeple and the Jackdaws”:
A Poética da Conversão na Teoria Mimética

      Michael Kirwan

Ao celebrar o primeiro cinquentenário da teoria mimética, somos levados de volta aos fatos extraordinários do desenvolvimento intelectual de René Girard no momento em que escreveu Mentira Romântica e Verdade Romanesca (1961). Especificamente, a investigação de Girard nos temas da transcendência presentes nos romancistas europeus de maior importância, tais como Proust e Dostoiévski, foi a ocasião e o elemento catalisador de uma conversão religiosa – primeiramente estética e em seguida mais existencial. Os efeitos são profundos e duradouros: a partir de Coisas Ocultas desde a Fundação do Mundo (1978), Girard evidencia e usa constantemente a revelação cristã como seu ponto de referência primordial.

Como é possível que a investigação nesses romancistas, de forma alguma uniformes no seu comprometimento religioso, poderia levar um intelectual que está despontando a abraçar novamente a fé cristã? Entender o que aconteceu durante esses anos é fundamental para compreender a teoria mimética. O próprio Girard não apresenta uma teoria unificada da crítica literária – na verdade ele mostra uma forte aversão a abordagens teóricas – porém, há pistas suficientes que nos permitem distinguir paralelos “miméticos”: Erich Auerbach e a interpretação figural, Kierkegaard sobre “repetição”. Esse trabalho seguirá algumas dessas pistas como uma forma de articular com mais clareza a “poética da conversão”.

A palestra de Kirwan também tentará situar Girard dentro de um diálogo mais amplo no contexto do mundo acadêmico norte-americano e inglês, permitindo que críticos como Northrop Frye, Frank Kermode e George Steiner tivessem um diálogo mutuamente frutífero com os estudos teológicos e religiosos. Nos últimos cinquenta anos, esse diálogo surgiu e contribuiu para criar uma atmosfera interdisciplinar amigável. Esse diálogo se tornou mais difícil em função da Kulturkampf dos “novos ateus” e seus “duplos” antagônicos teístas; uma exploração de temas literários da transformação e conversão, como o que é proposto pela teoria mimética, pode ajudar a ir além do impasse atual.

sugestões e informações É Realizações  |  editora - espaço cultural - livraria
Rua França Pinto, 498 - Vila Mariana - São Paulo/SP - CEP 04016-002 | (11) 5572-5363